quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Todos acreditam... Essa é a verdade

Todos acreditam no verdadeiro amor. É inegável. Até mesmo os mais céticos, bem no fundo acreditam na existência de um amor maior. Um amor que faz as pessoas rirem por qualquer coisa, faz até os mais sérios ficarem bobos. Um amor que atravessa oceanos e mares, atravessa todos os lugares pelo simples fato de existir e ser maior que tudo.
É de difícil compreensão. Mas é verdade. Não tem idade, nem hora, nem dia, nem lugar, nem motivo para acontecer. Simplesmente acontece, e quando se vê, já não se pode fugir nem lutar contra o destino, pois um amor verdadeiro é sincero e capaz de vencer qualquer obstáculo imposto. Quantos homens já não cruzaram mares atrás de suas amadas? Quantas mulheres já não largaram toda uma vida para viver com o homem amado? Quantas ainda não hão de largar tudo e quantos hão de correr o mundo por um amor? É uma história sem fim.
E é deste fim que todos têm medo, pois a vida não é como um conto de fadas. Há as obras do acaso e as barreiras impostas pelas pessoas. Todos sonham em ter um final feliz como nas novelas, mas não se dão conta de que cada dia ao lado da pessoa amada, já é um pedaço desse final feliz. É certo que ninguém pode voltar no passado e fazer tudo novamente, mas nós temos o direito, o poder e o dever de repensarmos nossas atitudes e fazermos um novo final.
Entretanto, quando reconhecemos essa pessoa? Pode acontecer na infância, num amor ingênuo misturado com amizade. Pode acontecer também na adolescência, num amor de descobertas disposto a provar o gosto e o sabor da paixão. Pode ser na flor da juventude, numa paixão arrebatadora e fatal, ou na maturidade, num amor a primeira vista, mas eterno. Como também pode ser num amor fraternal no fim dos nossos dias, após toda uma vida.
Muitos dizem a todo momento que aquela é sua alma gêmea. Quantas e quantos já não disseram isso e no final viram que era só paixão misturada com empolgação e que não existia amor? É triste chegar ao final da vida, olhar para o lado e ver que aquela pessoa não te fez feliz e que seu amor verdadeiro está em outro lugar, ou até quem sabe em outro plano a essa altura. E o que resta? As lembranças no peito de um amor que foi vivido intensamente a cada segundo, a cada risada, a cada olhar sincero, a cada carícia, a cada choro, a cada beijo, a cada abraço forte, a cada partida, a cada volta, a cada emoção.
Certas pessoas não se entregam ao grande amor com medo de não serem aprovadas pelo mundo, com medo das dificuldades e das diferenças e acabam se culpando depois. Cada beijo que não foi dado é como uma adaga que apunhala todos os dias o coração de quem não tem ao lado o grande amor. Por isso devemos aproveitar cada oportunidade que a vida nos dá, porque pode ser única. Se hoje há alguém que amamos, mas temos medo que dê errado, deveríamos tentar para que não nos arrependamos das palavras que não foram ditas e dos beijos que não foram roubados.
Nós fazemos o nosso destino. Chegamos nesse mundo com um plano traçado por forças superiores, mas cabe a nós o merecimento necessário para que ele se torne realidade. Cada escolha é determinante para que tenhamos sucesso ou não nesse planejamento. Aquele que se entrega ao grande amor sem temer, acreditando na força do destino, sem dúvidas há de ser o homem mais feliz deste mundo. Pois não há nada melhor que compartilhar os dias com a pessoa amada. A cada despertar ter a certeza que ao lado, está quem é responsável pela sua felicidade.
Essa pessoa, já teve vários nomes. Já foi alma gêmea, espírito afim, grande amor, metade da laranja, par perfeito, amor de poeta, cara metade, verdadeiro amor... Há tantos nomes, mas apenas uma pessoa. É aquela que faz o coração bater mais rápido de repente, sem motivos. É quem deixa as nossas faces rubras de emoção a cada encontro. É quem nos faz chorar e desesperar a cada partida. É quem nos faz reviver tudo a cada reencontro. É aquela mulher ou aquele homem, que quando fechamos os olhos nos vêm a cabeça. É quem nos faz ficar um dia inteiro pensando, e a noite inteira sonhando. É quem nos faz pensar que quem não acredita nesse amor verdadeiro é um desiludido qualquer. É a razão pela qual desistiríamos de qualquer outra coisa. É aquela pessoa que com apenas um olhar é capaz de compreender tudo aquilo que mil palavras não conseguiriam explicar. É o único ser, que seríamos capaz de viver até o último dos nossos dias sem nos arrependermos por tal. É simplesmente, magicamente, e apaixonadamente, o nosso verdadeiro amor.
É difícil que as pessoas creiam que exista alguém assim em dias tão complicados. Hoje ter tempo para amar, é artigo de luxo. Todos vivem preocupados com as atribulações materiais, e acabam se esquecendo de viver a própria vida, de acreditar nos próprios sonhos. Nos tem faltado tempo para amar. Quão poucos escrevem uma poesia ou uma declaração de amor para a mulher amada? Quão poucos são capazes de abandonar tudo por outra pessoa? Quão poucos acreditam em toda essa magia?
Bem no fundo, as pessoas querem acreditar. Entretanto a sociedade quer que achemos que são tolos os que acreditam nisso. Chamam de sonhadores, loucos, inconsequentes, inconscientes, amantes desmedidos. Mas na verdade, nada mais são que pessoas que acreditam no amor. Diante de tantas obrigações a cumprir no nosso dia a dia, fica difícil essa busca implacável. Todavia, para quem acredita, um dia há de chegar a hora em que nosso merecimento ultrapasse as barreiras e consigamos, enfim, sermos felizes.
Por isso, não devemos ter medo de nos entregarmos ao amor. Não podemos deixar que as desilusões que nos cercam, sejam como válvulas de escape e motivos de explicação para que desistamos. Temos que nos jogar de peito aberto contra essa maré da vida, a todo custo, pois por mais que soframos hoje, se estivermos ao lado da pessoa amada em nosso último suspiro, cada momento e cada dificuldade terá valido a pena. Afinal, estamos falando do verdadeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário