terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

E se o passado fosse hoje?

Os tempos de hoje não são os mesmos de anos atrás. Já diziam os filósofos que um homem nunca entra no mesmo rio, mas não se trata disso. Tudo muda, mas as coisas boas não deviam obedecer à essas mudanças naturais do tempo, deviam permanecer e brigar com o relógio. Em questão de um ano, o mundo muda muito, diferentemente do que acontecia há uns dois séculos atrás. Naquela época as mudanças eram lentas e graduais, e as pessoas não sentiam tanto. Mas com o crescente fluxo de informações e pessoas, essas mudanças ocorrem cada vez mais rápidas, e estamos vivendo uma nova seleção natural de Darwin. Agora só quem acompanha as mudanças no mesmo compasso, sobrevive no seu direito natural.
As transformações são inúmeras e variadas, indo desde o modo de pensar das sociedades, até as relações entre as pessoas e as novas tecnologias. Antigamente quando algo era descoberto, era usado por um bom tempo, mas hoje não dura muito mais que alguns anos. Um exemplo é o DVD, que com menos de 7 anos de uso ativo no Brasil já está sendo substituído pelo Blu-ray, que por sua vez daqui a pouco já será colocado para trás com o advento dos cartões de memória.
Todavia, não é só nas tecnologias que nosso mundo vai mudando e evoluindo. As curas para as doenças estão cada vez mais próximas e palpáveis para o homem. Vacinas são produzidas em questão de semanas, e as pesquisas com células embrionárias nos aproximam cada vez mais da formação de vidas. Digo formação, porque o poder de criação reside nas mãos de Deus, e ao homem cabe apenas a formação.
Mais uma destas transformações é o modo de pensar das sociedades. Com o advento da comunicação no último século, as pessoas mudam de opinião sobre diversos assuntos apenas com o clicar do mouse. Um canal de televisão bem estruturado consegue manipular multidões a ter um pensamento que eles desejam.
Fico pensando como seria se toda essa tecnologia estivesse presente no passado. Será que o Brasil seria o que é hoje sem a vinda dos monarcas portugueses em 1808? Suponho que Napoleão tivesse hackeado a caixa de e-mails de Dom João VI e descoberto que o guloso pretendia fugir para cá. Com isso bloquearia sua passagem e nosso Brasil seria ainda mais atrasado do que já é hoje. E se Maria Louca tivesse tido uma conversa com Tiradentes pela sua web cam, será que ele teria sido condenado como foi?
A grande verdade é que essas tecnologias vieram no tempo certo. Mas ia ser muito gratificante se tivessem filmado com o celular a Princesa Isabel assinando a Lei Áurea e postado no You Tube. Com certeza seria um dos vídeos mais acessados da história, assim como o momento do julgamento de Galileu. E como seria então, o Orkut de Judas? Estaria cheio de spams e vírus mandados por milhões de pessoas. E se Cabral tivesse encontrado o Brasil pelo Google Earth? E se Lampião tivesse postado no Twitter que ia invadir o Sertão? E se um paparazzi tivesse flagrado o primeiro homem a fazer fogo? Quanto valeria essa foto?
Outra grande mudança está no campo das relações entre as pessoas, principalmente as de namoro. Fico imaginando como seria se Romeu e Julieta tivessem se conhecido pelo Msn e marcado de ficar no cinema. Difícil de imaginar? Muito! E mais difícil seria imaginar naquela época que isso aconteceria. São os novos tempos. Os mais adaptados sobrevivem e comandam esse novo mundo em que vivemos, mas seria muito cômico se o passado tivesse as nossas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário