domingo, 20 de maio de 2012

Perdido no (uni)verso


Adentrei num universo
À procura da poesia
Encontrei o amigo verso
Que me guiou noite e dia

Foi num livro que encontrei Camões
Quental e Fernando Pessoa
Me perdi em versos e canções
Ah, mas que noite tão boa!

Encontrei o Boca do Inferno
Mas ele era pecador demais
Compôs comigo um soneto terno
E me disse: “Até nunca mais”

Encontrei Augusto dos Anjos
Que vomitava a sua poesia
Em meio a cítaras e banjos
Escarrava e tossia com alegria

Encontrei Drummond de Andrade
E conversamos com o leiteiro
Estava mais vivo que na realidade
Era gauche, itabirano e companheiro

Encontrei Cecília... Que adorável!
Se era isto ou aquilo, não descobri
Era sincera, amiga e afável
Triste? Alegre? Poeta, sorri!

Encontrei Fagundes Varela
Que estava agora com seu menino
Uma cena tão profunda e tão bela
Num Cântico de um lindo destino

Encontrei os inconfidentes
Que me confessaram um segredo:
Não morrera o Tiradentes
Casara-se com Marília muito cedo!

Encontrei o amigo Bandeira
Que me levou numa viagem
Conhecemos a Pasárgada verdadeira
Mas que bela imagem!

Encontrei um tal de Fernando Pessoa
Ricardo? Álvaro? Alberto Caeiro?
O Menino de uma mãe tão boa
Não sabia seu nome verdadeiro!

Encontrei um tal Casimiro de Abreu
Que valsava o seu poema de amor
Quando passou o Cisne Negro
Com seus broqueis e uma flor

Encontrei um gênio dito Joaquim
Estava com sua amada Carolina
E com os filhos Bento e Capitu, enfim
vivia com sua menina!

Encontrei o Poeta dos Escravos
Que falou de amor como poucos
Falamos de rosas e cravos
Tiramos as algemas dos loucos

Encontrei um certo Quintana
Conversamos sobre o Anjo Malaquias
E quando o bilhete voava pela ventana
Vimos passar Gonçalves Dias

Encontrei um tal Poetinha
Que merece mais de um quarteto
Amigo... Mestre... Capetinha...
Me ensinou a fazer soneto

Me ensinou a compreender o amor
Pois vivera um Amor Demais
Me mostrou o segredo da morena flor
Seu nome era Vinícius de Moraes

Foi quando acordei desse mundo
E trouxe comigo as recordações
Guardarei para sempre esse sonho profundo
De poesia, versos e muitas emoções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário