segunda-feira, 28 de março de 2011

Tem que torcer até..........

Pego-me pensando no hino do América, time de futebol do Rio de Janeiro, que diz mais ou menos assim: "tem que torcer, torcer, torcer, tem que torcer até morrer, pois a torcida americana é sempre assim, a começar por mim". Entretanto após ter ido duas semanas consecutivas a jogos considerados clássicos, acabo percebendo que hoje em dia esse hino poderia ser modificado, entristecendo os verdadeiros amantes do futebol: "tem que torcer, torcer, torcer, tem que torcer até matar".
É chocante a maneira como muitas pessoas tratam os jogos. Ditos torcedores organizados, muitos deles vão para as partidas com o intuito de agredir, e em vez de morrerem pelo seus times no sentido figurado de ser torcedor leal, acabam matando por suas organizações, sem perceber que seus respectivos times são muito maiores que essas.
Não se pode condenar as torcidas organizadas como um todo, mas sim muitos de seus integrantes. Essencialmente elas foram criadas por pessoas amantes de seus clubes, que se organizavam para torcer, vibrar e apoiar 11 homens que representam o escudo tão nobre dos times que escolheram para torcer.
Todavia, há aquelas pessoas que se filiam à essas torcidas para ter proteção e ficarem impunes às suas barbáries. É aquela velha história: homens inseguros, com orgulho ferido, se escondem por trás de uma torcida organizada para poderem descarregar todo o ódio que sentem, batendo, humilhando e até matando outras pessoas que em tese seriam rivais
O torcedor saudável é aquele que vibra, se irrita com lances polêmicos, discute e até provoca em tom de brincadeira o amigo de outro time, mas sabe separar as coisas. Sabe que muito antes de torcer por um time, é homem digno e íntegro, que não deixa o futebol o tornar um assassino de fim de semana, quando tem jogo de seu time.
Pude observar uma experiência que pode ser vista de duas formas. Um pai de um time A, levou seu filho de um time B para assistir um jogo entre os dois na torcida A. Foi com a camisa de seu time, enquanto seu filho foi com a do outro. Porém o que esse pai não imaginava era que a sua torcida iria querer expulsar seu filho, simplesmente por estar com a camisa do rival. Logo começou uma briga entre monstros que queriam expulsá-lo e homens sensatos de bem que não se cansavam de gritar: é apenas uma criança!!! 
Isso me assusta e espero que a muitos também. A que ponto estamos chegando! Criar confusão com uma criança por estar assistindo um jogo de futebol com seu pai de outro time? O que será dessa criança? Ela poderia ter sofrido grandes impactos emocionais e talvez tenha pego um ódio tão grande do time do pai, e no futuro seja um desses desalmados que matam por seus times, e seja responsável pela morte de um torcedor do time do pai. Se esses homens brutais tivessem levado na esportiva, de tanta festa nas arquibancadas poderiam ter feito esse menino trocar de time. Ainda bem que haviam homens de bem que lutaram por aquele garoto indefeso.
A grande questão são as diferentes formas como as pessoas tratam o futebol. Esses brigadores são o reflexo de pessoas vazias por dentro que buscam o prazer através do sofrimento do outro. Há que ser muito homem para saber torcer, mas acima de tudo tem que se honrar o escudo de seu time por ideal e por amor. Pois os times de futebol são muito mais que torcidas organizadas e uma nação de torcedores, uma imensa torcida, é bem mais feliz e bem maior que homens covardes e sem escrúpulos. 

Um comentário:

  1. Muito boas suas ideias. Concordo plenamente. Muito legal ter utilizado um trecho do hino do América para apresentar o tema a ser proposto e fundamentar sua argumentação. :)

    ResponderExcluir