quinta-feira, 3 de março de 2011

A inveja...

Creio que ainda está para existir sentimento que seja pior que a inveja. Nem sentimento ela deveria ser, me faltam palavras para descrever. Ela é um mal que assombra a humanidade e destrói as pessoas pouco a pouco. Um invejoso faz de tudo para acabar com seu invejado, pois sabe que nunca poderá ser como ele. Pensa que destruindo sua imagem, está crescendo. Em vez de tentar se melhorar, se lança num jogo sem limites a fim de rebaixar o seu oponente, causando sofrimento.
Entretanto, eles não conseguem perceber que no fim das contas acabam se auto destruindo. Acabam por mutilar as esperanças de virtudes que ainda poderiam restar na alma. É um jogo sem fim, onde o invejoso só se contenta quando não pode tirar mais nada do outro. Quando ele o faz, acaba percebendo de que por mais que tenha tirado do outro, ele não conseguirá jamais ser como seu invejado.
Toda pessoa muito inteligente, muito bonita e muito rica é motivo de inveja. Nem precisa ter os três atributos, basta despertar o ciúme. Aquela pessoa que é querida por todos e consegue chamar a atenção sendo quem ela é, acaba sofrendo isso. É inegável! Quem nunca viu numa turma de escola alguém invejado que passa a ser odiado por ser querido dos professores ou por tirar as melhores notas? Esse é o momento em que a inveja se transforma em ódio.
Esse ódio na verdade não é pelas qualidades do outro, mas sim dos próprios defeitos. Quem sabe que nunca poderá ser como o outro em vez de respeitar, acaba entrando num vício doentio de dentar destruir.
O que essas pessoas não sabem, é o quanto isso faz mal ao outro. Acordar todos os dias, ir para a escola e não ouvir um bom dia deve ser terrível, ainda mais quando a pessoa tem consciência de que essa falta de educação é causada pela inveja dos que não conseguem ser como ele. No caso da escola, isso resulta em bullying, que ao contrário do que muitos pensam não é só a violência. Ele deixa marcas profundas na alma de quem é atacado por certas palavras ditas sem motivo.
Mas e fora? A inveja não é só na escola. É na vida! Aí passam a contribuir os outros fatores como o dinheiro e a beleza. Todavia, esse homem de hoje pode ter sido aquele agredido moralmente na escola. Imaginemos que ele seja patrão de um que o tenha humilhado na escola? Naturalmente, deveria retibuir esse ódio, mas os grandes homens são os que retibuem com o carinho e o amor e muitas vezes com o desprezo. Doerá muito mais a compaixão do que o ódio. O que atacou em vez de ser atacado, será perdoado, e perceber que seu invejado ainda assim é melhor que ele, o destruirá por dentro.
A inveja sem dúvidas é real no nosso mundo. Todos já invejaram ou foram muito invejados. Entretanto, há que se manter a conduta certa. Não retribuir uma inveja e acima de tudo saber perdoar. Porque se essas pessoas fossem boas como os que invejam, seriam maiores e não são. Por isso devemos sempre nos lembrar de que a inveja é um mal que todos estamos sujeitos a sofrer, mas o nosso sofrimento é opcional quando temos a certeza de que estamos sendo invejados por estarmos fazendo e sendo o que há de melhor nesse mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário