segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal de 2012



Mensagem de Natal de 2012

Vejo um Natal mais sereno e mais tranquilo, mais humano e mais verdadeiro. Há tempos que desejava viver uma época natalina como a desses dias. Cheguei a viver dias mais festivos, com mais humanidade no lidar das pessoas, mas neste século as pessoas pareciam estar mais distantes e um tanto quanto cristalizadas em seus egoísmos e indispostas a solidarizar com o próximo.
            Este ano, sinto uma presença maior do espírito natalino na vida das pessoas ao meu redor. Nunca vi tantos desconhecidos se desejando “Feliz Natal” uns aos outros com tanta profundidade do coração. Eles realmente desejam paz, amor, harmonia e prosperidade, apesar de tantos problemas que temos vivido.
            Parece que a possibilidade, mais fantasiosa que crente, do fim do mundo despertou nas pessoas um sentimento do “cair da ficha”. Está caindo a ficha de que não há mais como viver num mundo sem fraternidade e maculado pelas chagas do egoísmo. Nós temos que nos libertar das algemas e dos grilhões do medo, amando virtuosamente acima de tudo.
            Mas ainda há muitas fichas que precisam cair no coração daquelas pessoas endurecidas e sepultadas no egoísmo insincero do amor próprio excessivo. É preciso celebrar nos corações a verdadeira razão do Natal, que não se resume a uma nova televisão ou a um tablet comprados em 24 vezes sem juros no cartão. A verdadeira razão do Natal está na celebração da vida do Cristo.
            Apesar das divergências da historiografia a respeito do verdadeiro dia do nascimento de Jesus, seria um erro muito grande nos atermos ao seu nascimento físico, pois essa data deve celebrar acima de tudo, o seu nascimento dentro de cada coração. Embora muitos não acreditem em Jesus e não celebrem o Natal da mesma forma que a maioria, não há como negar que o mundo se enche de paz e harmonia nesses dias.
            É tempo de se perdoar, de buscar o convívio de diálogo, de aceitar o outro sem preconceitos e de amar sem limites. Que possamos celebrar o nascimento do Cristo em nossos corações, realizando uma ceia de benfeitorias e trocando o maior presente que Ele nos poderia ter deixado: o Amor.
            Que todos possam ter um Natal de luz, de verdadeiro amor e plenitude, abençoados pela chama da gratidão pelos novos dias de Regeneração que vêm caindo sobre o nosso planeta. Paz e bem!

Um comentário: