quarta-feira, 21 de março de 2012

O Brasil precisa de nós

Como sempre, meu dia começou da mesma forma. Era manhã, estava indo para mais um dia de escola. Essa rotina já se tornara habitual, pois já estava no terceiro ano do Ensino Médio.
Cumpri minhas tarefas matinais e fui para a escola com meu pai e minha irmã. Já estava quase chegando, quando me deparei com uma cena nada habitual. Uma cena que me chamou muita atenção e que me fez escrever esse texto.
Na rua que dava acesso a minha escola havia um senhor parado com uma placa na mão. Trajava roupas simples, deveria ser mais um homem humilde do povo. Entretanto, ele não era apenas esse homem humilde do povo. Era mais. Ele carregava uma placa que dizia o seguinte: “Jovens, por favor, estudem! O Brasil precisa de vocês.”
Minha atenção foi despertada. O que levaria um velho homem a acordar tão cedo e se dirigir para a rua que dá acesso a uma das maiores escolas da cidade com uma placa na mão? Muito provavelmente ele não veria os jovens aos quais ele se referia construírem algo de fato, por causa de sua idade avançada. Eis a minha curiosidade.
Aquela simples placa escrita com caneta pilot e colada com fita adesiva carregava as palavras de alguém disposto a causar alguma mudança no mundo, a partir de jovens sonolentos que passavam por ele rumo à escola. Ele não participaria desse mundo a ser construído por esses jovens, mas mesmo assim gostaria de perceber uma mudança. Considero um sinal de abdicação e de bondade querer um país melhor para o seus descendentes. Uma verdadeira prova de amor.
O grande questionamento que me faço é se esses jovens estariam dispostos a estudarem para construir esse novo Brasil. Será que eles atenderiam a um pedido de um homem tão simples no final de sua vida?
Ele estava muito certo. Talvez possa nunca ter estudado e adquirido conhecimentos intelectuais, mas se discerne das outras pessoas por sua sabedoria. Por isso, os jovens que passaram por ele, assim como todos os outros, deveriam dar valor às suas palavras.
Os jovens do Brasil têm que se conscientizar que a formação de uma nova sociedade, a sociedade do futuro, depende da boa instrução e dos valores adquiridos por eles agora. No amanhã, seremos nós, jovens, os autores da história. Construiremos o mundo, mas para isso temos que estar preparados, e a educação é a pedra fundamental para a concretização desse sonho. Ele há de se tornar realidade.
Tudo o que os jovens de hoje precisam é de uma boa inspiração como a daquela simples placa carregada por um senhor humilde. A educação é o estopim para o progresso dessa nação. Não me refiro a educação intelectual somente, mas também àquela que leva ao conhecimento e a sabedoria. Apoiados uns nos outros, os jovens construirão um belo futuro para o Brasil. A ordem será a chave para o progresso.
Só falta conscientização, inspiração, determinação e união para que os jovens de hoje façam aquilo que aquele homem pedia, atendendo às necessidades do país e conquistando um mundo melhor para os seus descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário